Historia

A Fraternidade Franciscana Evangelizadora de Nossa Senhora da Esperança foi fundada em 1985 e viria a ser canonicamente aprovada em 1988. Despontou na pequena aldeia de Azinhaga do Ribatejo no Distrito de Santarém, onde esteve sediada até 2001. A partir desta data a sede foi transferida para Santarém.

Deram-lhe corpo cinco Irmãs que convictamente acreditavam poder viver a consagração religiosa de maneira nova, para a concepção da época, ou seja, viver inseridas no mundo nas mesmas condições existenciais das pessoas do povo a que passavam a pertencer. Porém, se eram iguais, eram também distintas, já que no seu Projecto de Vida constavam objectivos e acções que levavam os membros a comprometerem-se com as exigências da Vida Religiosa vivida em comunidade.

O amor pelo Reino - de fazer caminhada com o povo de Deus - fê-las correr riscos e lançar-se na aventura do desconhecido e da insegurança a todos os níveis.

Como Maria, que recebeu Jesus no seu seio e O deu ao mundo, vive o dinamismo de comunicar Jesus aos homens evangelizando pela oração, estilo de vida, testemunho, serviço e anúncio directo da Palavra de Deus.

No seu primeiro documento orientativo - Projecto de Vida- encontram-se duas coordenadas, que se pretendiam em grande equilíbrio, e que davam a consistência à nova experiência: dimensão comtemplativa e dimensão apostólica.