A Fraternidade Franciscana Evangelizadora de Nossa Senhora da Esperança foi fundada em 1985 e viria a ser canonicamente aprovada em 1988. Despontou na pequena aldeia de Azinhaga do Ribatejo no Distrito de Santarém, onde esteve sediada até 2001. A partir desta data a sede foi transferida para Santarém.
Deram-lhe corpo cinco Irmãs que convictamente acreditavam poder viver a consagração religiosa de maneira nova, para a concepção da época, ou seja, viver inseridas no mundo nas mesmas condições existenciais das pessoas do povo a que passavam a pertencer. Porém, se eram iguais, eram também distintas, já que no seu Projeto de Vida constavam objetivos e acções que levavam os membros a comprometerem-se com as exigências da Vida Religiosa vivida em comunidade.
O amor pelo Reino – de fazer caminhada com o povo de Deus – fê-las correr riscos e lançar-se na aventura do desconhecido e da insegurança a todos os níveis.
Como Maria, que recebeu Jesus no seu seio e O deu ao mundo, vive o dinamismo de comunicar Jesus aos homens evangelizando pela oração, estilo de vida, testemunho, serviço e anúncio directo da Palavra de Deus.
No seu primeiro documento orientativo – Projecto de Vida- encontram-se duas coordenadas, que se pretendiam em grande equilíbrio, e que davam a consistência à nova experiência: dimensão contemplativa e dimensão apostólica.
A Fraternidade tem como finalidade fazer acontecer o Reino de Deus entre os homens.